Computação em nuvem não é mera tendência

A nuvem se tornou a principal solução em tecnologia, posicionada no topo da lista das empresas que buscam manter sustentabilidade e garantir o desenvolvimento de seus negócios.

A consultoria Gartner publicou, em abril de 2019, estimativas sobre as receitas dos serviços de nuvem públicas ultrapassariam 214 bilhões de dólares, saltando para mais de 331 bilhões de dólares em 2022. A justificativa de tamanha ascensão é o fato da computação em nuvem ser um acelerador de crescimento para as empresas, uma vez que os negócios não precisam antecipar investimentos com equipamentos ou adequação da infraestrutura de TI local. Mitigam-se riscos por erros de dimensionamento da capacidade instalada, necessidade de mais espaço físico, contratação de serviços especializados de instalação, configuração e manutenção física de equipamentos, refletindo mais tempo, ociosidade, consumo de energia, mão-de-obra, entre outros.

Redução de custos

Consideremos o desenvolvimento de um projeto de TI. Fora da nuvem ele exigiria investimentos em servidores, espaço físico para alocá-los, licenças extras de software, além de despesas extras com energia, configuração e manutenção, sem contar com o tempo de profissionais especializados. Concluído o projeto, qual seria o destino desses equipamentos além dos custos adicionais a contabilizar?

Essa é uma questão que não se aplica ao usuário de computação em nuvem, já que ele contrata recursos de hardware e software em uma estrutura virtual, cobrado conforme a capacidade e tempo utilizados. Não há despesas com recursos excedentes e tão menos ociosidade de estrutura e aplicações. A otimização elimina a necessidade de manutenção da infraestrutura física e o custo do software básico, que ficam a cargo do provedor da nuvem, pagos somente durante a utilização.

Elasticidade/Flexibilidade

Uma das propriedades da computação em nuvem é a de ampliação ou redução da infraestrutura de processamento para suprir as necessidades de armazenamento e aplicações momentânea ou definitivamente. O dimensionamento dos servidores é dinâmico e resolvido em minutos. Podem ser aprovisionados e desaprovisionados em qualquer escala e quantas vezes forem necessárias, sem comprometer o nível de serviço no ambiente computacional.

Acessibilidade

A centralização dos sistemas e dados em nuvem possibilitam que o trabalho seja acessado e executado na estrutura virtual a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo por meio de um dispositivo com conexão à internet. Essa é uma vantagem cada vez mais considerada por empresas com projetos que envolvem colaboradores fisicamente alocados distantes uns do outros, já que todos podem executar suas tarefas e compartilhá-las diretamente na nuvem, ou por aquelas que permitem aos seus colaboradores a adoção de home office, outra tendência na redução de custos, eficiência e melhoria na qualidade de vida. 

Pool de recursos

Os provedores de nuvem investem incessantemente na disponibilização e aperfeiçoamento de uma imensa gama de serviços computacionais para atender à diversidade de demandas dos seus clientes e à aderência à evolução tecnológica. Na prática, os usuários de computação em nuvem dispõem dos melhores e mais modernos recursos de infraestrutura, de forma rápida, segura e confiável.

Segurança

http://www.ipsense.com.br/wp-content/uploads/2016/01/seguranca-cloud-computing-blog.jpg

A maior preocupação dos usuários é enfrentar uma possível vulnerabilidade no acesso a servidores em relação à perda ou vazamento de dados confidenciais armazenados em nuvem, ainda que haja legislação recente referente à proteção dos dados. Os maiores provedores de nuvem são também os desenvolvedores das principais tecnologias de segurança da informação e dedicam seus maiores investimentos para esse fim. Entre as soluções criadas e oferecidas estão a comunicação criptografada, a autenticação por senhas de acesso e a vasta possibilidade de implantação de backup de dados, que podem ser disponibilizados em diversas regiões no mundo, assegurando da recuperação de informações dedicadas a planos de recuperação a desastres. A efetividade da segurança da informação requer planejamento e conhecimento de especialistas para uma correta migração à nuvem. A aplicação das melhores práticas em segurança de informação é o que poderá blindar seu ambiente em nuvem, tornando-se efetiva extensão da rede local da sua empresa.

Todos podem estar na nuvem

Por todos esses aspectos é que a computação em nuvem não é uma exclusividade apenas das grandes corporações e vem tendo os seus ganhos cada vez mais reconhecidos entre companhias de pequeno e médio porte. Para que se tenha uma ideia, pesquisa realizada pela Deloitte com pequenas e médias empresas da Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Reino Unido revelou que aquelas que estão com seus negócios na nuvem crescem 26% mais rápido do que aquelas que ainda não adotaram a plataforma, e têm rendimentos 21% mais altos. Dentre as companhias pesquisadas, 85% disseram acreditar que a computação em nuvem contribuiu para a aceleração do seu crescimento.

No entanto, para alcançar e manter o máximo em resultado com a utilização de cloud computing, o primeiro passo, imprescindível, é entender quais as reais necessidades da empresa e quais recursos podem ser aplicados a ela.

O desenho da solução sob medida é uma das expertises da ZALTS. Além do diagnóstico a partir do perfil de negócio e necessidade da empresa, ela provê suporte integral para os serviços de migração dos dados para a nuvem, desenvolve sistemas personalizados para a aplicação em servidores na rede virtual e trabalha a estratégia e planos de continuidade do negócio na plataforma, entre outros serviços.

Conosco você poderá sanar suas dúvidas sobre nuvem e como poderá se beneficiar desta tecnologia com segurança e obter melhores resultados financeiros para seu negócio. Acesse nosso site zalts.com.br ou envie um e-mail para contato@zalts.com.br e solicite, sem compromisso, a visita de um de nossos especialistas.

ZALTS – Simplificando a tecnologia

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment